sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Sendo eu filha de pais separados, lembro-me só de algumas festas de natal, onde ia a casa da minha avó paterna e se juntava a família toda.

As mulheres começavam cedo a fazer os fritos e doces e a preparar a ceia (coitadas), os homem começavam a festejar a beber e falarem uns com os outros, nós primos brincávamos e sonhávamos com o que íamos receber!

Lembro-me das prendas da minha avó que aos meus olhos não eram nada boas, la porque as minhas primas sonhavam com o dia do casamento, só nos dava enxoval, eu bem a avisava que não ia casar, mas por arrasto também levava com a "pastilha"! (agora sou bem, bem casada e elas solteiras)
Cheguei a uma altura da minha vida que perdi a magia do natal, comecei a ter o meu dinheiro, e quando ia as compras apercebia-me dos peditórios todos que há nesta época do ano, pessoas com sacos e sacos e tanta gente a pedir, ai cai na real e senti que o natal era uma festa de consumismo, que havia muitos meninos que infelizmente nunca sentiram a magia, o cheiro, a emoção, que é o natal e o que tinha significado para mim enquanto criança!
Nessa altura só dava presentes aos meus pais e ao meu irmão, durante uns anos todas as vésperas de natal fazia questão de levar comida e uma peça de vestuário a um sem abrigo (toxicodependente) que morava perto de nós, que não tinha mãe nem pai. Graças a Deus alguém lhe deu a mão, e um dia retribuiu com uma visita que me fez a mim numa véspera de natal com a mulher e um filho.
Casei, nasceram os filhos...voltei a sentir o cheiro, o frio, a ansiedade, as luzes a alegria da noite de natal e tudo o que vem por arrasto. È tão bom vê-los desembrulhar os presentes, correrem e gritarem pela casa fora!
O meu mais velho já não acredita muito no pai Natal...apesar de eu andar o ano inteiro a dizer que não posso gastar porque estou a juntar para depositar na conta do pai Natal!
Este ano os presentes la de casa só vão aparecer mesmo na manha de natal, criamos o suspense do que será....
Mas sinceramente eu este ano não estou muito motivada nem ansiosa com o natal, vamos ver!
Acho que o importante mesmo é estarmos felizes e com saúde, um bom copo de vinho, sumito para as crianças, um bom bacalhau...lareira acesa, assim quero eu o meu natal!

1 miminhos e não só:

Carla disse...

Esta época perdeu muito da mágica que tinha antigamente !!

Cá por casa os presentes ainda são entregues pelo menino Jesus no dia 25 , mas os meus príncipes já começam a ver que as coisas não são tão fabulásticas como aquilo que queremos transmitir ...

bj