quinta-feira, 28 de maio de 2009

IOGURTES SEM IOGURTEIRA

Já há muito que anda para experimentar fazer iogurtes

sem ser na iogurteira, para aproveitar o calor do forno
que fez o belo assado, e com o empurrão que a Rute me deu lá fiz!


1º esterelizei os potes vidro (das frutas de urgência)
Ingredientes que eu usei :

  • 1 iogurte natural
  • 1 litro leite meio gordo
  • 2 colheres sopa açúcar mascavado integral (amarelo)
  • Tudo na bimby a 50 graus, 3 minutos vel.4 (também da para fazer sem bimby com uma varinha magica tudo se faz!)

O melhor foi..a ajuda dos filhos super entusiasmados a colocar smarties, chocapic ...e a mãe, doce de ginjas caseiro e as respectivas ginjas no fundo dos copos!! Enquanto a bimby trabalhava!

Adiante...Enchi os frascos, coloquei as tampas, tapei-os com uma manta polar e coloquei os no forno desligado,(não sei bem a que temperatura estava, pois já tinha desligado o forno a um bocadinho, mas devia rondar os 50º) durante +ou- 13horas! De manhã mal levantei os miúdos fomos ver a nossa "obra"

Ia com tanto receio... estavam bons, mas ao fim de 6 horas de frigorífico estavam assim :

Juro que não acreditava ...mas ficaram super bons! E consistentes!Melhores que os da minha iogurteira!

Rendeu 8 copos pequenos e um dos grandes!

Ficamos todos fãs!!! Sábado sai uma nova fornada! E aproveito
para lembrar que Domingo é Dia de Publicar ROSA!!!

3 miminhos e não só:

RUTE disse...

Eu tenho a impressão que vou arrumar a iogurteira definitivamente!

Porque:

Na Primavera/Verão faço os iogurtes no forno solar.

No Outono/Inverno faço-os como tu e a Suzi do SE7E PECADOS fazem. Uma faz no forno depois de usado com um assado, a outra coloca dentro duma panela de pressão aquecida. E ambas enrolam numa manta.

Isto é que é poupar!!!! Fiquei extremamente feliz que o empurrão tenha tido este excelente resultado. E ainda por cima foi em equipa! Que espetáculo de familia :-)

Nós os cinco disse...

Rute és a minha madrinha dos iogurtes!!! AHAHAHAH

Sandra disse...

Tenho que experimentar, só se vê iogurtes nos blog´s.

Essa técnica é um máximo.

Bjs