domingo, 10 de maio de 2009

Maria Preta

Era uma senhora africana que casou com um Português de pele branca, militar, nasceram 5 filhos, ainda o filho mais novo mal andava, Maria enviuvou aos 30 anos, não voltou a casar, nem a amar.

Criou os filhos sozinha com as dificuldades que a vida lhe apresentou, desses 5 filhos penso que só uma filha não lhe deu problemas. Maria viu os filhos, casarem, divorciarem-se, problemas de álcool, problemas de Droga, muitas discussões, brigas de irmãos, netos afastados, noites mal dormidas, filho preso, filho internado em centros de toxicodependência....enfim tudo o que uma mãe nem ao longe quer ver, a Maria sentiu na pele!

Criou netos, inclusive um desde que nasceu, hoje com 22 anos. Mas na 5ª feira o coração de Maria não aguentou, e Maria Faleceu no quartel onde trabalha desde sempre, os militares fizeram de tudo, mas em vão, aos 64 anos acabou-se a Historia da Maria.

A noticia espalhou-se, filhos e netos não acreditavam, e só ponderam ver a Maria no dia seguinte, tudo por brucacias,

No Velório Maria recebeu o ultimo Adeus de muita gente que a estimava, inclusive das ex. noras, ex. genros, dos netos afastados, sobrinhos, amigos e ex.vizinhos que provavelmente Maria já não via a imensos anos.

O Filho mais problemático, e também um dos mais amigos dela,veio dizer-lhe o ultimo adeus durante 20 minutos, voltou na carrinha da prisão, e daqui a 15 dias esta livre, quando sair o que será dele? a filha emigrante, ex- alcoólica, ira seguir a vida dela, o filho T. também esta encaminhado tem uma família, o filho L. o mais novo tem a sua independência mas era muito dependente da mãe, a filha mais velha, todos os dias estava com a mãe 3 e 4 vezes por dia, eram as melhores amigas, a filha não se convence que a mãe morreu, mas tem 2 filhas e uma já adulta que vão concerteza dar-lhe muito apoio, O Neto o único que vivia com a avó ainda esta em estado de choque e jura a pé juntos que quando o tio sair da prisão ira tomar conta dele como um dia prometeu a avó, estes dois são os que me preocupam mais.....

A Maria também teve o ultimo adeus da sua mãe, velhinha já de cadeira de rodas com 86 anos....

Eu conhecia esta senhora a 18 anos o meu J. é amigo de infância do filho, cresceram juntos, conhecem-se desde que nasceram, com o L. cheguei a partilhar bons momentos.

Faz hoje uma semana que estive com a Maria no café, hoje fui ao seu funeral.
Estou triste, e nestas alturas vem-me tantos pensamentos a cabeça.....foi um dia emotivo, um
turbilhão de emoções, fartei-me de observar e vi tanta gente perdida, com a falta da Maria.
Maria era a Líder da família, e agora?
Certo é que hoje começa uma nova historia....
Vizinha Maria, descanse em paz.

0 miminhos e não só: